Chapada Diamantina

 

A Chapada Diamantina é um dos principais destinos de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil. Suas belezas naturais estão em harmonia com as cidades históricas de população hospitaleira, o que atrai visitantes nacionais e estrangeiros de todas as idades.

 

As paisagens mais belas estão no Parque Nacional e seu entorno, distribuídos entre os municípios de Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Andaraí, Mucugê, Ibicoara, Nova Redenção e Itaetê, com cachoeiras, cavernas, serras e vales.

 

Escolha o seu roteiro e deixe o resto com a gente!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Roteiros Turísticos

ROTEIRO 1: GRUTAS

 

Esse é o roteiro mais procurado na Chapada Diamantina, pois visita os mais belos e diferentes atrativos turísticos, como grutas, cachoeiras, rios e o Morro do Pai Inácio.

 

O passeio inicia-se de carro até a Cabana do Loro, de onde fazemos uma caminhada de aproximadamente 40 minutos em uma trilha que acompanha o leito do rio Mucugezinho, passando pelo poço dos Patos até a cachoeira do Poço do Diabo que tem um grande poço onde tomaremos um refrescante banho.

 

Em seguida, iremos de carro até a região das Grutas, no Município de Iraquara, onde visitaremos a Gruta da Fumaça ou da Lapa Doce (a depender roteiro), caminhando pelo interior da caverna, apreciando variadas formações de estalactites e estalagmites de mais de 100.000 anos, adentrando em um cenário pré-histórico inspirador.

Em seguida é servido um almoço de comida típica da região, para apreciarmos um pouco do tempero baiano.

 

Ainda na região das Grutas, seguiremos para a Pratinha, um complexo turístico que apresenta diversos atrativos, como a Gruta da Pratinha, a Gruta Azul e um grande lago de águas transparentes, além de atividades opcionais, como o passeio de flutuação, tirolesa, caiaque e pedalinho.

 

Ao final do roteiro faremos uma caminhada de 30 minutos (uma subida íngreme), até o topo do Morro do Pai Inácio – cartão postal da Chapada Diamantina a mais de 1.200 metros – que tem uma vista panorâmica de 360º para os mais lindos morros, serras e vales. Imperdível!!

 

Distância total de carro: 140 Km

 

Nível de Esforço: Moderado

 

Difículdade (0 a 10) = 6,5

 

Caminhada a pé: 6km

 

Atrativos visitados: Rio Mucugezinho – Poço do Diabo – Gruta da Fumaça ou Lapa Doce – Pratinha (Gruta Azul e Gruta da Pratinha) – Morro do Pai Inácio.

 

*a ordem de visita aos atrativos pode ser alterada.

** em alguns passeios não se visita o Poço do Diabo, para se ter mais tempo nas grutas.

ROTEIRO 2: CACHOEIRA DA FUMAÇA

 

Viagem de 1:30hs até a entrada da trilha no Vale do Capão, e de lá caminhada de 6,0 km até o topo da Cachoeira da Fumaça, de onde se pode contemplar seus 360 metros de queda d’água até o fundo de um lindo e imenso cânion, é uma visão impressionante, aquela imensidão e altura nos deixa com uma sensação única.

 

A trilha exige bastante esforço físico, principalmente na primeira parte onde temos de subir 2 km de serra, o que leva cerca de uma hora de caminhada em terreno ingríme.

 

A segunda parte são mais 4 Km feitos do topo plano da serra, cerca de uma hora e meia de caminhada até o mirante da Cachoeira da Fumaça. Após retornar da Cachoeira da Fumaça, faremos uma parada na Cachoeira do  Riachinho para um banho revigorante (10 minutos de caminhada). 

 

Passeio ideal para quem gosta de andar na serra e quer se aventurar em ambiente mais selvagem.

 

Distância total de carro: 150 Km

 

Caminhada a pé: 13 km

 

Nível de Esforço: Avançado

 

Difículdade (0 a 10) = 8

 

Atrativos visitados: Cachoeira da Fumaça e Cachoeira do Riachinho.

 

* Importante levar chapéu e protetor solar, pois a trilha não é sombreada.

ROTEIRO 3: POÇO AZUL E ENCANTADO

 

O dia começa com uma viagem de 2hs de carro até o Poço Encantado, onde desceremos pouco mais de 300 degraus até o interior da caverna onde existe um lindo e profundo lago de águas cristalinas de tom azulado, um ambiente incrível que faz por merecer o nome de Encantado.

 

Entre os meses de abril e setembro um raio de sol entra pela boca da caverna e atravessa o poço, criando um grande espetáculo, deixando o lugar ainda mais encantador!

 

Retornando do Poço Encantado seguimos para o Poço Azul onde almoçaremos uma deliciosa comida típica da região e em seguida faremos uma descida de 10 minutos até o interior de uma caverna onde encontramos o Poço Azul, um lindo lago de águas azuis onde tomaremos um inesquecível banho.

 

No interior dessa caverna, foram encontrados diversos fosseis de animais pré históricos, como a Preguiça Gigante, que tinha 7 metros, mamutes, tatus e tigres dente de sabre.

 

Distância total de carro: 300 Km

 

Caminhada a pé: 1,5 km

 

Nível de Esforço: Leve/moderado

 

Difículdade (0 a 10) = 4

 

Atrativos visitados: Poço Encantado e Poço Azul.

 

*Importante: não é permitida a entrada de menores de 12 anos no Poço Encantado.

 

ROTEIRO 4: PANTANAL MARIMBUS

 

Trecho de carro de 40 minutos até o Remanso (remanescente de comunidade quilombola), onde embarcamos em uma pequena canoas pilotada por um jovem quilombola para fazermos um passeio por uma região alagada, onde encontramos com muitas plantas aquáticas e pássaros, na região denominada Marimbus (conhecida como o pantanal da chapada).

 

Após o passeio temos uma caminhada de cerca de 30 minutos até chegar a um casarão histórico onde comeremos um almoço típico feito em fogão a lenha, para depois seguirmos para o Rio Roncador, onde podemos relaxar nas piscinas e ofurôs naturais escavados na pedra, tomando um delicioso banho de cachoeira.

 

Distância total de carro: 70 Km

 

Caminhada a pé: 3,0 km

 

Nível de Esforço: Leve/moderado

 

Difículdade (0 a 10): 4

 

Atrativos visitados: Pantanal Marimbus, Casarão histórico e Caldeirões do Roncador.

ROTEIRO 5: CACHOEIRA DO MOSQUITO E SERRA DAS PARIDAS

 

Viajem de uma hora até o começo da trilha e mais 30 minutos de caminhada (descida ingríme) até a Cachoeira do Mosquito, uma linda cachoeira encravada na serra, onde pode-se caminhar até debaixo da queda e tomar um banho de cachoeira revitalizador.

 

Depois de curtir bastante o local, fazemos um lanche e partimos para o Complexo Arqueológico Serra das Paridas (aproximadamente 40 minutos de carro), onde existem lindas e curiosas pinturas rupestres feitas em paredões rochosos entre 3.000 e 7.000 anos átras, é uma verdadeira viagem a pré-história.

 

Distância total de carro: 65 Km

 

Caminhada a pé: 5,0 km

 

Nível de Esforço: Leve/moderado

 

Difículdade (0 a 10) = 6 

 

Atrativos visitados: Mirante do Mosquito, Cachoeira do Mosquito, Complexo Arqueológico Serra das Paridas.

ROTEIRO 6: CACHOEIRA DO BURACÃO

 

Esse roteiro é feito em 2 dias e de formas muito variadas, podendo-se dormir em Mucugê, Ibicoara ou Igatu e junto desse passeio costuma-se visitar também o Poço Azul e Encantado.

 

A Cachoeira o Buracão é tida por muitos como a mais bonita da Chapada Diamantina, com seus 90 metros de queda, num canyon belíssimo, no extremo sul do parque nacional, no município de Ibicoara (a 256 quilômetros de Lençóis, 4 horas).

 

Para se chegar nela é feita uma caminhada  de aproximadamente  1:15hs até a entrada do canyon, onde colocamos coletes salva-vidas e entramos nadando até a Cachoeira do  Buracão, uma experiência única!

 

Distância total de carro: 500 Km

 

Caminhada a pé: 6,0 km

 

Nível de Esforço: Moderado

 

Difículdade (0 a 10) =

 

Atrativos visitados: Cachoeira das Orquídeas e Cachoeira do Buracão.

ROTEIRO 7: PARQUE MUNICIPAL DA MURITIBA

 

Caminhada no Parque Municipal da Muritiba que fica ao lado de Lençóis, conhecendo antigas trilhas do garimpo, os caldeirões do Serrano, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera, o Salão de Areia e um belo mirante com a cidade de Lençóis ao fundo.

 

Essa caminhada é ótima para aquecer as pernas para as trilhas na serra e ter uma pequena demonstração da maravilhas da Chapada Diamantina.

 

Distância total de carro: 0 Km

 

Caminhada a pé: 6,0 km

 

Nível de Esforço: Moderado

 

Difículdade (0 a 10) = 5

 

Atrativos visitados: Caldeirões do Serrano, Cachoeirinha, Cachoeira da Primavera, Salão de Areia e Mirante de Lençóis.

ROTEIRO 8: CACHOEIRA DO SOSSEGO + CACHOEIRA DO ESCORREGA

 

Essa trilha sai de Lençóis, são 7 Km de caminhada (2:30hs) na serra e no leito do rio, pulando pedra e com alguns desníveis o que exige um pouco de técnica, preparo físico e experiência em caminhar em pedras.

 

Durante o percurso andamos por um incrível cânion estreito cercado por paredões rochosos com mais de 50 metros de altura, no fim do cânion está a Cachoeira do Sossego com seus 60 metros de altura e um grande poço para tomarmos um refrescante banho.

 

Na volta passamos no Ribeirão do Meio onde fica a famosa Cachoeira do Escorrega, onde as rochas estão inclinadas e formam um tobogã natural que cai em um grande poço de águas negras. De vez em quando os nativos dão um show surfando em pé na rocha deslizando até o poço.

 

Depois do banho retornamos para Lençóis com mais 30 minutos de caminhada pela trilha.

 

Distância total de carro: 0 Km

 

Caminhada a pé: 14,0 km

 

Nível de Esforço: Avançado

 

Difículdade (0 a 10) = 8

 

Atrativos visitados: Cachoeira do Sossego e Cachoeira do Escorrega.

Os passeios são feitos em carros, doblôs, toyotas e vans com motoristas e guias profissionais e especializados em turismo na Chapada Diamantina, que irão conduzi-los com segurança e tranquilidade!

Para saber mais sobre a Chapada Diamantina, conheça nossa coleção de mapas, livros e guias.

SIGA-NOS

  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Flickr Classic

Caminhos do Brasil

rodrigovalle@caminhosdobrasil.net

rodrigovalle8@hotmail.com

(75) 99983-9517 (whats app / vivo)

(75) 99968-7437 (whats app / vivo)

Termos e Condições

16742438000185

Rodrigo Valle Cezar

22676525875

© Caminhos do Brasil

 

Entrega de livros e mapas via correio com prazo médio de 10 dias úteis.

CNPJ: 16.742.438/0001-85

Rua Maria Adilson, 10 - Lençóis - BA